Harmonização para o Réveillon

Mais uma vez vão se aproximando a festa de fim de ano, o Réveillon que brinda o novo ano a se iniciar.

Marcada pela mesa farta, a festa de Réveillon pede sempre diversas escoltas vínicas como a conduzir-nos aos encantos do ano que nasce à meia-noite.

Assim, vamos indicar alguns vinhos que podem servir de boa harmonização para os pratos mais típicos desta data.

Pode ser muito agradável recebermos os convivas à porta já com uma taça de bom espumante, mas como o tomaremos, certamente, à chegada do Novo Ano, talvez seja mais interessante recebe-los com uma taça flute de Belline (coquetel de espumante e licor de cassis). Para um coquetel como este um espumante nacional, de qualidade, mas também de bom preço a ser utilizado poderia ser o Vezzi Brut branco ou mesmo o rose.

Para as entradas e aperitivos, poderíamos sugerir algumas guloseimas de origem Itálica e Espanhola, como parmesão e outros queijos da sua preferencia, Jamon e outros embutidos, berinjela, tomate seco, azeitonas, e outros petiscos que possam animar a prosa entre os convivas. E para acompanha-las poderíamos persistir com os ótimos espumantes nacionais, porem agora em uma versão mais sofisticada, realizada pelo método tradicional e com 12 meses de maturação, o Aquarius Brut Branco.

Como pratos principais costumam sempre aparecer o Peru, o Pernil de Porco, o Bacalhau, o indispensável Tender, todos acompanhados por arroz de passas, purê de maçã ou o imperdível de castanhas portuguesas, e outros tantos.

Ao contrário do que é o costume da maioria todas as carnes citadas, à exceção talvez do Bacalhau, irão de casar melhor com vinhos brancos untuosos do que com tintos. Assim sugerirei o Paco & Lola 2014, versão de gala da Albariño ou a Aquarius Brut Branco, espumante nacional de alta qualidade. Ambos farão seus convidados se espantarem pela qualidade, sabor e aroma e especialmente pela perfeitas harmonização. Para aqueles que ainda se prendem à necessidade de consumir um tinto, e neste caso o aconselho dentre os pratos citados para o Bacalhau ou no máximo o Pernil de Porco gordo e com molho, gostaria de sugerir um bom Português, alias uma das melhores opções desta origem disponíveis hoje no Brasil: o Cistus reserva para uma harmonização perfeita ou o Cistus Touriga Nacional 2008 para os que exigem o melhor para esta ocasião especial.

Finalmente, para as sobremesas tradicionais de rabanada, e outras tanta sem especial à base de nozes, castanhas e frutas secas proponho um vinho do Porto Tawny, o que há de melhor no mundo dos fortificados, o Barão de Vilar 40 anos que poderá ser também um presente diferenciado para quem possa merece-lo.

Para o ponto alto da noite, o tradicional e irremediável brinde, eu sugeriria o espumante Aquarius Nature, verdadeiramente Excelente, e eleito recentemente em degustação as cegas, um dos três melhores espumante Brasileiros!

Um Ano Novo espetacular a todos.

Alexandre Franco

Spread Wine and love

Assine a WineMania e receba promoções vigentes.

Ao assinar a WineMania, você recebe em seu e-mail promoções, eventos e muito mais com exclusividade.

X

Entre via: